HISTÓRICO DA E.E.B.G. OSVALDO PINTO DA VEIGA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GENERAL OSVALDO PINTO DA VEIGA
O presente estabelecimento de ensino tem como patrono General Osvaldo Pinto da Veiga, engenheiro civil e militar nomeado Presidente da Associação Brasileira de Metais.
Este educandário iniciou sua caminhada como Escola Municipal do Caçador, funcionando na Rua Caçador, transferindo-se posteriormente para o local mais afastado. Suas primeiras instalações, a atual Rua Castro Alves, já com o nome do ilustre tubaronense Marcolino Martins Cabral, pai do então prefeito Dilney Chaves Cabral.
Com a extinção da Escola Cachoeira (bairro vizinho) em virtude de não possuir prédio próprio, incorporou-se à Escola Reunida Marcolino Martins Cabral, fortalecendo ainda mais e aumentando consideravelmente o número de alunos e também de professores.
Diante desse fato, deu-se a transferência do município para a rede estadual de ensino, sendo escola oficialmente inaugurada em 04 de abril de 1968, com a denominação de Grupo Escolar “General Osvaldo Pinto da Veiga”, no governo do Sr. Ivo Silveira, sendo transformada
Complementando este histórico com dados biográficos, o GENERAL OSVALDO PINTO DA VEIGA, nasceu em 1 de abril de 1905, foi General Divisão R – I, Engenheiro Civil e Militar.
Após cursar a Escola Militar, declarou-se Aspirante na Arma de Engenharia, tendo posteriormente cursado a Escola Superior de Guerra.
No exército, participou de numerosas comissões técnicas e administrativas, tendo exercido ainda o comando de tropas e a direção de estabelecimentos fabris e parques. Foi instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Escola da Aeronáutica, Diretor Instrutor do Centro de Transmissões de Artilharia de Costa. Em 1946 ingressou na Companhia Siderúrgica Nacional – CSN. Foi chefe de setor de Santa Catarina. Em seguida, desempenhou as funções de Superintendente de Produção de Matérias Primas e Transportes, de Consultor Técnico sobre Assuntos de Carvão, de Assistente do Presidente, de Vice-Presidente e Superintendente de Matérias Primas.
Em abril de 1964 foi nomeado Presidente da CSN, cargo que desempenhou até abril de 1967. O General Osvaldo Pinto da Veiga foi, ainda, Presidente da Associação Brasileira de Metais e Presidente da OPALMA, além de membro do conselho da SOTELCA e do Instituto Brasileiro de Siderurgia.
Em abril de 1967 foi nomeado chefe do Escritório da CSN
Fora da CSN, o General Osvaldo Pinto da Veiga foi Interventor Federal junto a Manaus Tramways, Diretor Executivo da Comissão Executiva do Plano do Carvão Nacional e Incorporador da Usina Termoelétrica de Figueiras – UELFA, Presidente do Grupo de Trabalho para os Estudos de Implantação da Usina Siderúrgica de Santa Catarina – SIDESC e membro do Conselho Consultivo da COSIPA, além de ter participação em numerosas comissões, congressos, especialmente relativos ao estudo sobre o carvão nacional.
Foi condecorado com as seguintes medalhas: Medalhas e Passadeiras de Ouro – 30 anos de bom serviço; Medalha de Guerra; Medalha Marechal Hermes; Medalha de Bronze conferida pelo Governo República, como prêmio de valiosos serviços ao recenseamento de 1920; Medalha de Mérito na Segurança do Trabalho e Medalhas comemorativas dos centenários do Marechal Caetano de Farias e Marechal Souza Aguiar.
Grande estudioso dos problemas do carvão nacional, publicou um livro intitulado: “O Problema do Carvão Catarinense” e editou muitas conferências que pronunciou sobre “Combustíveis Sólidos”, o “Problema do Carvão Nacional” e “Carvão – Eletricidade – Energia”. Publicou ainda artigos em revistas e jornais, tendo sido editado também o seu discurso de paraninfo de turma de 1966 da Escola de Engenharia de Volta Redonda, sobre problemas de Engenharia Industrial. Participou de várias missões no estrangeiro, a última das quais como integrante da Missão Paulo Egídio da Rússia e países do leste europeu.
O General Osvaldo Pinto da Veiga promoveu as grandes comemorações do Jubileu de Prata da CSN.


10 Comentários:
esse é o melhor colegio do mundo,
éssa escola tem muita história!!!!e eu a amo muito!!!
de:douglas
eu amo essa escola mais enjouei
Este comentário foi removido pelo autor.
eu estudo nesta escola desde o pre e vou continuar estudando por que eu amo esta escola e quando eu sair dela eu vou estar muito feliz e satisfeita !!! ha eu tambem quero mandar um beijo para todos os professores!!!
eu adoro a escola onde eu estou estudando...
escola muito ruim toca hino da escola toda semana credo e não tem nem 6 ano nem 9 essa escola não melhora e as paredes todas descascada na quadra minha nota é 3.5 não to satisfeita ESCOLA BOSTA
ESCOLA RUIM SÓ TEM PESSOA CHATA CREDO as crianças tudo sem educação culpa alguém se não fez nada
TUDO RETARDADO PUTOS
estudo nesta escola desde pequeno todo mundo fica brigando comigo e eu nao fiz nada SO QUE NINGUEM ACREDITA EM MIM.
escola mto boa estudei do 3 ao 5 única coisa q tem que melhorar e colocando 6 ao 9
Eu estudei nessa escola a quase 40 anos atrás e tenho orgulho disso. Pena que a educação de hoje não é mais como na minha época
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial